Você sabia que tem microplásticos presentes no seu corpo? Pois é, isso parece até uma coisa de filme, mas eles estão em lugares inimagináveis. E isso não é uma notícia muito boa para nós. Se antes a gente ouvia falar só deles nos oceanos, agora o problema é real para a nossa saúde também. Esses pequenos pedacinhos de plástico que invadem o planeta, agora estão invadindo o nosso corpo. Não é algo que podemos ignorar!
Mas calma, vamos te mostrar como os microplásticos entram no seu corpo, o impacto deles na saúde e como a situação está se tornando um desafio para a saúde do planeta.
Bom, para quem ainda não conhece, microplásticos são pedaços de plástico com menos de 5mm. Super pequenos, mas muito poderosos em termos de impacto no meio ambiente e, agora, no nosso corpo também. Eles vem de uma série de coisas que normalmente usamos no dia a dia, desde o desgaste de materiais plásticos, como embalagens e roupas, até a fragmentação de plásticos maiores que se quebram em pedaços minúsculos, que acabam se espalhando no ambiente.
A parte mais assustadora é que os microplásticos não desaparecem. Eles se multiplicam, se espalham e acabam invadindo a comida, a água e até o ar que a gente respira. Sim, eles estão em todos os lugares. Até onde a gente não imagina!
Uma pesquisa recente revelou que esses pequenos fragmentos de plástico foram encontrados no bulbo olfativo de cadáveres humanos, aquela parte do cérebro que é responsável por detectar odores. O estudo, feito por cientistas brasileiros e publicado no JAMA Network Open, mostrou que as partículas de plástico invadiram essa área e, acredita, podem até se mover para outras regiões do cérebro.
As partículas menores, como as fibras, têm mais chance de passar pela barreira hematoencefálica, que é como um escudo protetor do nosso cérebro. Uma vez lá, elas podem desencadear problemas ainda maiores.
Agora vem a parte mais preocupante. Já sabemos o que eles estão por toda parte, mas como os microplásticos entram no corpo humano? Calma, que a gente vai te mostrar agora:
Muitos plásticos são feitos de produtos químicos perigosos, como ftalatos, bisfenol A (BPA) e outros aditivos. Quando esses microplásticos entram no corpo, esses produtos químicos podem ser liberados e entrar na corrente sanguínea, afetando hormônios e provocando doenças.
Os microplásticos podem causar inflamação no sistema digestivo e em outros órgãos quando são ingeridos. Eles são resíduos persistentes e não biodegradáveis, o que significa que podem se acumular ao longo do tempo.
Alguns estudos sugerem que os microplásticos podem afetar o sistema imunológico, enfraquecendo as defesas naturais do corpo contra doenças. O que faz sentido, vendo que o mesmo pode ser composto de materiais químicos perigosos.
Para quem usa microplásticos, têm um risco muito maior de desenvolver problemas respiratórios, como asma, bronquite crônica e até doenças pulmonares mais graves.
Embora seja quase impossível evitar completamente os microplásticos (eles estão em toda parte), você pode tomar algumas atitudes para diminuir sua exposição:
Na NTX, levamos a sério a sustentabilidade. A gente quer ajudar o mundo a ficar mais limpo e menos poluído. Para isso, oferecemos soluções como embalagens biodegradáveis, compostáveis e feitas de materiais reciclados. Isso ajuda a reduzir o uso de plástico no seu dia a dia e evita que mais microplásticos cheguem ao meio ambiente e, pior, ao seu corpo.
Então, se você tem uma empresa, que tal começar a investir em soluções sustentáveis? A NTX tem várias opções que vão salvar o planeta e, ao mesmo tempo, fazer sua marca se destacar no mercado!
Quer conhecer nossos produtos sustentáveis? Acesse nosso site e encontre as soluções ecológicas certas para o seu negócio!